Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Liberdade 104,9 fm terça-feira, 28 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    ‘Quero contribuir com a Justiça e não mais com Bruno’, diz irmão do goleiro

    março 10, 2026

    Em depoimento, irmão de Bruno diz saber onde está ossada de Eliza

    março 10, 2026

    Polícia do PI cumpre precatória e ouve testemunhas no caso Eliza Samudio

    março 10, 2026

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    Bombeiros fazem buscas por homem desaparecido na zona rural de Aragominas

    abril 28, 2026

    Pedagoga é presa após reclamar da falta de médicos em UPA no TO; polícia diz que houve desacato

    abril 28, 2026

    Trabalhador e dedicado à família: quem era homem morto por vizinho após negar fornecer energia e água

    abril 28, 2026

    Saiba como é feito procedimento no esôfago que mecânico agrícola precisa após ficar 20 dias perdido em mata

    abril 28, 2026

    Ed Sheeran anuncia show em São Paulo

    abril 28, 2026

    Quatro críticos musicais são perfilados em livro sobre a arte de escrever sobre cantores e discos em campo minado

    abril 28, 2026

    Look ‘ousado’ de Marrone em show viraliza, e sertanejos fazem piadas nas redes sociais

    abril 28, 2026

    Quem são os 30 maiores compositores americanos vivos, segundo o New York Times?

    abril 28, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Ed Sheeran anuncia show em São Paulo

    abril 28, 2026

    Quatro críticos musicais são perfilados em livro sobre a arte de escrever sobre cantores e discos em campo minado

    abril 28, 2026

    Bombeiros fazem buscas por homem desaparecido na zona rural de Aragominas

    abril 28, 2026

    Pedagoga é presa após reclamar da falta de médicos em UPA no TO; polícia diz que houve desacato

    abril 28, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Liberdade 104,9 fm
Home»Entretenimento»Baixista e parceiro de Chico Buarque, Jorge Helder reforça tributos aos 80 anos do artista com ‘Samba e amor’
Entretenimento

Baixista e parceiro de Chico Buarque, Jorge Helder reforça tributos aos 80 anos do artista com ‘Samba e amor’

outubro 29, 2024Nenhum comentário0 Visitas

Com oito músicas do compositor, o álbum prima pelo requinte instrumental e traz as vozes dos cantores Filó Machado e Vanessa Moreno. Capa do álbum ‘Samba e amor – Jorge Helder toca Chico Buarque’, de Jorge Helder
Arte de Alexandre Amaral
♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Samba e amor – Jorge Helder toca Chico Buarque
Artista: Jorge Helder
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Ao longo de 2024, houve vários shows e discos em tributo aos 80 anos de Chico Buarque, celebrados em 19 de junho. Aos 40 minutos do segundo tempo, Jorge Helder entra em campo com álbum em homenagem ao craque carioca, Samba e amor – Jorge Helder toca Chico Buarque, no mundo a partir de sexta-feira, 1º de novembro, em edição do Selo Sesc, com capa assinada por Alexandre Amaral.
Helder reforça os tributos com a autoridade de ser baixista da banda de Chico desde a década de 1990 e – mais do que isso – de ser parceiro do compositor nas músicas Bolero blues (2006), Rubato (2011) e Casualmente (2017), lançadas na voz de Chico nos três últimos álbuns de estúdio do cantor.
No disco Samba e amor, Jorge Helder forma quarteto de jazz com os músicos Chico Pinheiro (guitarra), Hélio Alves (piano e teclados) e Vitor Cabral (bateria e percussão) para tocar Chico Buarque com liberdade estilística.
A veia jazzística pulsa sobretudo na abordagem instrumental de Deus lhe pague (1971), uma das oito músicas tocadas por Helder no disco gravado em janeiro deste ano de 2024 no estúdio Arsis, na cidade de São Paulo (SP).
Embora abra com versão instrumental da canção As vitrines (1982), em gravação na qual o jazz se insinua na parte final da faixa, o álbum Samba e amor – Jorge Helder toca Chico Buarque está longe de ser um disco instrumental.
As vozes dos cantores Filó Machado e Vanessa Moreno são ouvidas ao longo do álbum. Às vezes juntas, como em Brejo da cruz (1984) e como no samba Morro Dois Irmãos (1989), músicas revividas com timbragem sofisticada, sendo que Morro Dois Irmãos é revisitado por Helder na companhia de outro baixista, Iury Batista.
Às vezes, as vozes dos cantores estão separadas, como na canção Basta um dia (1976) – abordada em formato quase convencional com solo vocal de Vanessa – e como no samba Ela desatinou (1968), cantado por Filó em gravação feita com a adesão do percussionista Rafael Mota.
Tudo soa requintado no disco batizado com o nome do samba lançado por Chico Buarque em 1970. Contudo, para degustar Samba e amor – Jorge Helder toca Chico Buarque, é preciso desapegar do registro original de O que será? – À flor da terra (1976), por exemplo.
Jorge Helder não faz cover de Chico. Samba e amor é disco de músico! As vozes de Filó Machado e Vanessa Moreno estão a serviço da jazzística cama instrumental armada por Jorge Helder para saudar o amigo Chico Buarque. Nessa cama, o baixista faz samba e outros ritmos com amor tanto ao artista quanto às liberdades do jazz.
Chico Buarque (à esquerda) com Jorge Helder no estúdio da gravadora Biscoito Fino em foto de 2017
Leo Aversa / Divulgação

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Ed Sheeran anuncia show em São Paulo

abril 28, 20260 Visitas

Quatro críticos musicais são perfilados em livro sobre a arte de escrever sobre cantores e discos em campo minado

abril 28, 20260 Visitas

Look ‘ousado’ de Marrone em show viraliza, e sertanejos fazem piadas nas redes sociais

abril 28, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025518 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025389 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024282 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026130 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.