Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Liberdade 104,9 fm quinta-feira, 23 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    ‘Quero contribuir com a Justiça e não mais com Bruno’, diz irmão do goleiro

    março 10, 2026

    Em depoimento, irmão de Bruno diz saber onde está ossada de Eliza

    março 10, 2026

    Polícia do PI cumpre precatória e ouve testemunhas no caso Eliza Samudio

    março 10, 2026

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    Após vizinho chamar polícia, baterista passa a ensaiar no mato e viraliza nas redes: ‘É minha terapia’

    abril 23, 2026

    O que se sabe sobre o taxista desaparecido após sair para tomar banho em balneário no TO

    abril 22, 2026

    Justiça suspende terceirização das UPAs em Palmas com multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento

    abril 22, 2026

    Entenda o caso do adolescente de 16 anos assassinado a tiros no interior do Tocantins

    abril 22, 2026

    Novo show com réplica de tubarão e mais artistas na empresa: os planos de MC Ryan SP antes da prisão

    abril 23, 2026

    GloboPop: veja como seguir o jornalismo do g1 e da Globo no novo aplicativo de vídeos

    abril 23, 2026

    Caso D4vd: autópsia aponta causa da morte de garota de 14 anos; cantor é acusado de assassinato

    abril 22, 2026

    Naldo Benny recebe Netinho de Paula em casa para feats em dois sucessos do grupo de pagode Negritude Junior

    abril 22, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Após vizinho chamar polícia, baterista passa a ensaiar no mato e viraliza nas redes: ‘É minha terapia’

    abril 23, 2026

    Novo show com réplica de tubarão e mais artistas na empresa: os planos de MC Ryan SP antes da prisão

    abril 23, 2026

    GloboPop: veja como seguir o jornalismo do g1 e da Globo no novo aplicativo de vídeos

    abril 23, 2026

    O que se sabe sobre o taxista desaparecido após sair para tomar banho em balneário no TO

    abril 22, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Liberdade 104,9 fm
Home»Destaques»Governo do Tocantins cria grupo para reforçar defesa em disputa territorial com Goiás no STF
Destaques

Governo do Tocantins cria grupo para reforçar defesa em disputa territorial com Goiás no STF

novembro 25, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Portal mencionado pela PGE na ação
Divulgação/PGE-GO
O Governo criou um grupo de trabalho com o objetivo de preparar a defesa do Estado em ação protocolada pela Procuradoria Geral do Estado de Goiás (PGE-GO), que reivindica área na divisa com o Tocantins. A portaria que criou o grupo foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (24).
Segundo a Ação Cível Originária (ACO) que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde o dia 3 de novembro, uma área de 12,9 mil hectares (129 km²), na divisa entre Paranã e o município de Cavalcante (GO), pertenceria a Goiás.
A área teria sido incorporada ao Tocantins nos anos de 1970, por meio da Carta Topográfica São José. Segundo a PGE-GO, a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro indicou o Rio da Prata no lugar do Ribeirão Ouro Fino, o que afetou a demarcação entre os municípios.
Conforme a Portaria PGE/GAB/SPI nº 240/2025 do Tocantins, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Defesa Territorial (GTIDT–ACO 3734) é composto por servidores de diferentes pastas. Eles terão a responsabilidade de reunir, analisar e consolidar documentos técnicos, cartográficos, fundiários e jurídicos que subsidiarão a defesa do Estado na ação movida por Goiás.
O grupo deverá fazer um levantamento e análise comparativa das bases legais e cartográficas que definem os limites entre Tocantins e Goiás; levantamentos de identificação precisa sobre os rio da Prata e Ribeirão Ouro Fino; elaborar Parecer Técnico e Histórico de Delimitação Territorial da área; reunir provas que demonstram a a soberania tocantinense sobre a área; comprovar os aspectos históricos e culturais da Comunidade Quilombola Kalunga dos Morros, que fica na região; além de trocar informações com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Exército caso sejam solicitadas perícias por parte do STF.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
LEIA TAMBÉM:
Goiás diz que Tocantins ocupou território goiano e entra com ação no STF
Disputa de território entre Goiás e Tocantins aconteceu por registro incorreto de nome de rio, diz PGE
Trilhas e cachoeiras: conheça área turística que é alvo de disputa entre Tocantins e Goiás
Polícia Federal aponta que Wanderlei Barbosa tem chácara em região turística que virou alvo de disputa entre Goiás e Tocantins
Estão integradas para a elaboração da defesa do Estado a PGE-TO, Secretaria do Planejamento e Orçamento, Instituto de Terras do Estado do Tocantins e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais.
A portaria que determinou o grupo de trabalho já está em vigor. Entre as considerações citadas na portaria para justificar a atuação, a PGE-TO afirmou que o estado requer que seja levantada de forma rápida e coordenada um acervo “probatório técnico, cartográfico e histórico-fundiário” para contestar as alegações feitas pela PGE-GO sobre a delimitação da área que fica ao sul do estado.
“[…] Dada sua tramitação perante o Supremo Tribunal Federal, demandam uma atuação multissetorial e coesa, justificando a criação de uma estrutura formal de colaboração e coordenação entre a Procuradoria-Geral do Estado e os demais órgãos técnicos envolvidos, a fim de concentrar e otimizar os esforços na produção da defesa do patrimônio territorial tocantinense”, destaca a PGE-TO em trecho da portaria, sobre a necessidade do trabalho de defesa na ação.
Goiás diz que Tocantins ocupou território goiano e entra com ação no STF; saiba detalhes
Entenda a disputa
A ação da PGE-GO afirma que a possível ocupação indevida do território acontece há dois anos, por um erro antigo de toponímia. Por causa do erro, segundo a ação, o Tocantins passou a questionar os limites naturais do Ribeirão Ouro Fino, onde a divisa entre os municípios tem a cabeceira e descida até o Rio da Prata como norteadores de fronteira.
A PGE-GO alegou que o Governo do Tocantins instalou um portal com as frases “Bem-vindo ao Tocantins” e “O turismo começa aqui”. Porém, Goiás quer que essa estrutura seja retirada, além de outras medidas requisitadas na Justiça.
A ocupação também estaria causando problemas financeiros a Cavalcante, já que com a delimitação errada, parte da população não foi contabilizada no censo do IBGE. A ação alega que o município goiano teve uma redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Além disso, a ação aponta que Tocantins oferta diversos serviços públicos à população dessa região, sendo que os mesmos serviços já são prestados por Goiás. Inclusive, a instalação do portal foi considerada uma tentativa de “identificar a área como território tocantinense”, conforme a PGE-GO.
A procuradoria, então, pede a tutela de urgência para que o Tocantins se abstenha de ofertar serviços públicos no território, não realize obras até a finalização do processo.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Taxista desaparece após sair para tomar banho em balneário no TO, diz o pai

abril 21, 20260 Visitas

Governo do TO reedita MP de indenizações após impasse com a Assembleia; entenda

abril 17, 20260 Visitas

Suspeitos confraternizam após matar jovem em Palmas, diz delegado; VÍDEO

abril 16, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025518 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025389 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024282 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026130 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.