Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Liberdade 104,9 fm terça-feira, 5 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    ‘Quero contribuir com a Justiça e não mais com Bruno’, diz irmão do goleiro

    março 10, 2026

    Em depoimento, irmão de Bruno diz saber onde está ossada de Eliza

    março 10, 2026

    Polícia do PI cumpre precatória e ouve testemunhas no caso Eliza Samudio

    março 10, 2026

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    Mulher é assassinada a tiros dentro de casa em Porto Nacional

    maio 5, 2026

    Mulher morre após cair de moto e ser atropelada na BR-153 no Tocantins

    maio 5, 2026

    ‘Vamos sofrer muito sem ele’, diz viúva de PM que morreu após sofrer queimaduras ao fritar peixe

    maio 5, 2026

    IFTO abre seleção para professores em Dianópolis com salários de até R$ 8,9 mil

    maio 5, 2026

    Seu Jorge lança álbum em que faz feat com Marisa Monte, canta com Beck e regrava duas músicas de Márcio Borges

    maio 5, 2026

    Brinquedo, Pedrinho e Pikachu: saiba onde estão MCs mirins e o que mudou no mercado infantil do funk

    maio 5, 2026

    Met Gala 2026 é alvo de protestos contra Jeff Bezos e outros bilionários

    maio 4, 2026

    Met Gala 2026: veja os looks dos convidados

    maio 4, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Mulher é assassinada a tiros dentro de casa em Porto Nacional

    maio 5, 2026

    Mulher morre após cair de moto e ser atropelada na BR-153 no Tocantins

    maio 5, 2026

    Seu Jorge lança álbum em que faz feat com Marisa Monte, canta com Beck e regrava duas músicas de Márcio Borges

    maio 5, 2026

    ‘Vamos sofrer muito sem ele’, diz viúva de PM que morreu após sofrer queimaduras ao fritar peixe

    maio 5, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Liberdade 104,9 fm
Home»Entretenimento»Adriana Calcanhotto desfolha bandeira dos 60 anos como a legítima discípula modernista da canção pop brasileira
Entretenimento

Adriana Calcanhotto desfolha bandeira dos 60 anos como a legítima discípula modernista da canção pop brasileira

outubro 3, 2025Nenhum comentário1 Visitas

Nascida em 3 de outubro de 1965, Adriana Calcanhotto chega hoje aos 60 anos
Leo Aversa / Divulgação
♫ ANÁLISE
♬ Adriana Calcanhotto desfolha hoje a bandeira dos 60 anos. Nascida em 3 de outubro de 1965, em Porto Alegre (RS), a gaúcha mais cosmopolita e tropicalista da música brasileira se torna sexagenária com a aura de modernidade que caracteriza o som e a imagem da cantora, compositora e violonista.
Houve um ou outro disco errante no caminho que deu no mar do Rio de Janeiro (RJ) em fins dos anos 1980, sobretudo o inicial Enguiço (1990), mas o saldo da obra é positivo, gigante.
Sob o manto modernista, Calcanhotto foi capaz de abrigar tanto um trip hop ancorado na Bahia preta (Ogunté, música lançada em 2019 no álbum Margem) como uma canção tristonha de Leno & Lilian, dupla da Jovem Guarda da qual a cantora se apropriou da balada Devolva-me (1966) em disco ao vivo editado no ano 2000.
Calcanhotto sempre andou pelo mundo prestando atenção no que toca na rádios e playlists, na última novidade apontada pela imprensa musical cult e na produção dos poetas. Tudo é matéria-prima que pode ser liquidificada no caldeirão pop pós-tropicalista da artista.
Em cena desde 1986, ano em que pôs em cena na Porto Alegre (RS) natal o show Sei que estou errada, Adriana Calcanhotto se aproxima dos 40 anos de carreira sem perda do prestigio. Por se escorar no romantismo da canção nacional, madeira de lei que nenhum modismo corrói, a mulher do Pau Brasil construiu discografia sólida em que sobressaem os álbuns Senhas (1992), A fábrica do poema (1994) e Maritmo (1998), trilogia matricial e autoral que ancora e norteia tudo o que foi feito depois pela artista.
Por destilar a sofrência com elegância, sem resvalar no melodrama inapropriado para a voz fina de tonalidade suave, Calcanhotto ofereceu abordagem depurada do amargurado cancioneiro do compositor conterrâneo Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) no álbum ao vivo e DVD Loucura (2015), decorrentes de show apresentado pela cantora para celebrar o centenário de nascimento de Lupi.
A artista sempre transitou com sofisticação entre a vanguarda – mote de álbuns como Cantada (2002), no qual ela se juntou para sempre à geração de músicos como Domenico Lancelotti e Moreno Veloso – e a canção popular.
Sem fronteiras estéticas, Calcanhotto se deixou pegar pelo micróbio do samba, entrou na roda infantil – sob o heterônimo Adriana Partimpim e, como tal, sairá em turnê pelo Brasil a partir deste mês de outubro de 2025 com o show O quarto no palco – e se tornou nome recorrente na ficha técnica dos discos de Maria Bethânia desde Âmbar (1996).
Enfim, Calcanhotto parece entrar na casa dos 60 anos com tudo aceso nela, tudo plugado, conectando a música brasileira de A a Z como legítima discípula, herdeira e estilista modernista da geleia geral da canção nacional. A artista parece pronta para as novas manhãs tropicais que iniciam a partir de hoje, dia dos 60 anos da mulher do Pau Brasil.
Se a tristeza da canção é sempre um porto seguro, como provam exitosas baladas autorais como Mentiras (1992) e Metade (1994) a alegria do samba é a prova dos nove que tempera os banquetes de signos e biscoitos finos servidos pela já sexagenária Adriana Calcanhotto às massas em quase 40 anos de carreira. Como diria o apresentador Chacrinha (1917 – 1988), tropicalista de primeira hora nos programas de auditório, palmas para ela que ela merece!

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Seu Jorge lança álbum em que faz feat com Marisa Monte, canta com Beck e regrava duas músicas de Márcio Borges

maio 5, 20260 Visitas

Brinquedo, Pedrinho e Pikachu: saiba onde estão MCs mirins e o que mudou no mercado infantil do funk

maio 5, 20260 Visitas

Met Gala 2026 é alvo de protestos contra Jeff Bezos e outros bilionários

maio 4, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025518 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025389 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024282 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026130 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.