Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Liberdade 104,9 fm quarta-feira, 29 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    ‘Quero contribuir com a Justiça e não mais com Bruno’, diz irmão do goleiro

    março 10, 2026

    Em depoimento, irmão de Bruno diz saber onde está ossada de Eliza

    março 10, 2026

    Polícia do PI cumpre precatória e ouve testemunhas no caso Eliza Samudio

    março 10, 2026

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    Filho de mecânico morto após negar água e energia estava com a família no carro e presenciou o assassinato: ‘Acelerei para socorrer’

    abril 29, 2026

    Suspeito de usar credenciais de policiais do TO para vender dados sigilosos é preso no Paraguai

    abril 29, 2026

    Deputada Janad é levada para sede da PF após fazer saque em banco de Palmas

    abril 29, 2026

    Tribunal Eleitoral cassa prefeito e vice de Goiatins e determina novas eleições

    abril 29, 2026

    GloboPop ganha festa de lançamento com creators e celebridades em SP

    abril 29, 2026

    Shakira assista show no Rio ao vivo

    abril 29, 2026

    Quem é Vintage Culture, DJ sul-mato-grossense que se apresenta antes de Shakira, no Rio?

    abril 29, 2026

    Quem é Maz, DJ que se apresenta antes de Shakira, neste sábado, na Praia de Copacabana?

    abril 29, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Filho de mecânico morto após negar água e energia estava com a família no carro e presenciou o assassinato: ‘Acelerei para socorrer’

    abril 29, 2026

    Shakira assista show no Rio ao vivo

    abril 29, 2026

    GloboPop ganha festa de lançamento com creators e celebridades em SP

    abril 29, 2026

    Suspeito de usar credenciais de policiais do TO para vender dados sigilosos é preso no Paraguai

    abril 29, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Liberdade 104,9 fm
Home»Entretenimento»Daniela Mercury antecipa festa dos 40 anos de axé music com álbum ao vivo que traz Luísa Sonza, Ilê Aiyê e Ivete
Entretenimento

Daniela Mercury antecipa festa dos 40 anos de axé music com álbum ao vivo que traz Luísa Sonza, Ilê Aiyê e Ivete

dezembro 13, 2024Nenhum comentário0 Visitas

Capa do álbum ‘40 anos de axé – Ao vivo na Apoteose’, de Daniela Mercury
Celia Santos com arte de Letícia Vasconcelos
♫ NOTÍCIA
♪ Foi em 1985 que o sucesso da música Fricote (Luiz Caldas e Paulinho Camafeu, 1985), gravada por Luiz Caldas, detonou a explosão nacional de um afro-pop-baiano – gênero que seria rotulado como axé music ainda na segunda metade dos anos 1980 – em movimento que, além de Caldas, projetou para além das fronteiras de Salvador (BA) nomes como Margareth Menezes, Sarajane e Gerônimo Santana, autor e intérprete de Eu sou negão (Macuxi muita onda), música de 1987 que expôs o orgulho negro da Bahia preta de som mixado com ritmos caribenhos e africanos.
Cantora que bebeu da fonte límpida desse gênero que na década de 1990 passou por processo de embranquecimento orquestrado pela indústria fonográfica, Daniela Mercury explodiu em 1992.
Show na Praça da Apoteose na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 8 de dezembro de 1992, simbolizou o apogeu da cantora baiana no embalo do estouro do segundo álbum da artista, O canto da cidade (1992).
Daniela Mercury voltou à Apoteose no ano passado, em 22 de outubro de 2023, com o pretexto de celebrar os 30 anos do disco O canto da cidade, que já eram 31 na época. Gravado, o show gera o álbum 40 anos de axé – Ao vivo na Apoteose.
Com o disco lançado hoje, 13 de dezembro, a cantora se antecipa e celebra as quatro décadas de axé music que serão alvo de comemorações ao longo de 2025.
Na seleção de 40 anos de axé, Daniela Mercury alinha 28 músicas em 20 faixas, fazendo feats com Luísa Sonza em Nobre vagabundo (Márcio Mello, 1996) e Mutante (Rita Lee e Roberto de Carvalho, 1981).
Contemporânea de Daniela, Ivete Sangalo entra em cena em Rede (Gilson Babilônia e Alain Tavares, 1996), Trio metal (Daniela Mercury, Alfredo Moura, Marcelo Porciúncula e Renan Ribeiro, 1998) e Eva (Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi, 1982, em versão em português de Marcos Ficarelli, 1983), sucesso do grupo Rádio Taxi que a Banda Eva tomou para si ao carnavalizar a música na década de 1990.
Sucesso da Banda Mel, Crença e fé (Beto Jamaica e Ademário, 1991) junta Daniela com o grupo Ilê Aiyê, também convidado da gravação da música que encerra o disco, Ilê Pérola Negra (Guiguio, Miltão e René Veneno, 2000), em número feito com as adesões da banda Didá e do grupo Olodum.
Daniela Mercury no show feito na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro (RJ), em 22 de outubro de 2023
Celia Santos / Divulgação

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

GloboPop ganha festa de lançamento com creators e celebridades em SP

abril 29, 20260 Visitas

Shakira assista show no Rio ao vivo

abril 29, 20260 Visitas

Quem é Vintage Culture, DJ sul-mato-grossense que se apresenta antes de Shakira, no Rio?

abril 29, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025518 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025389 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024282 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026130 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.