Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Liberdade 104,9 fm domingo, 3 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    ‘Quero contribuir com a Justiça e não mais com Bruno’, diz irmão do goleiro

    março 10, 2026

    Em depoimento, irmão de Bruno diz saber onde está ossada de Eliza

    março 10, 2026

    Polícia do PI cumpre precatória e ouve testemunhas no caso Eliza Samudio

    março 10, 2026

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    Chef inova com sabores do cerrado e massas em formatos de arara, capivara e mapa do Tocantins

    maio 3, 2026

    Coração generoso e avô presente: quem era o empresário que morreu após cair em represa durante pescaria

    maio 3, 2026

    ‘Cada dia mais aflito’, desabafa pai de taxista que desapareceu após sair para tomar banho em balneário no TO

    maio 3, 2026

    Vazamento de gás em lanchonete deixa duas pessoas feridas em Araguaína

    maio 3, 2026

    Marcelo Cabral revive os tempos de guitarra e skate no álbum solo ‘Ramal’

    maio 3, 2026

    Os Garotin apresenta o segundo álbum com 13 faixas e cinco feats antes de partir em setembro para turnê na Europa

    maio 3, 2026

    ‘Copacabana coroou Shakira como a rainha do pop latino’: o que a imprensa internacional disse sobre show no RJ

    maio 3, 2026

    Anitta se declara após dueto com Shakira no Rio: “Guardarei para sempre na memória”

    maio 3, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Chef inova com sabores do cerrado e massas em formatos de arara, capivara e mapa do Tocantins

    maio 3, 2026

    Coração generoso e avô presente: quem era o empresário que morreu após cair em represa durante pescaria

    maio 3, 2026

    Marcelo Cabral revive os tempos de guitarra e skate no álbum solo ‘Ramal’

    maio 3, 2026

    ‘Cada dia mais aflito’, desabafa pai de taxista que desapareceu após sair para tomar banho em balneário no TO

    maio 3, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Liberdade 104,9 fm
Home»Tocantins»Mais quatro pessoas não vacinadas são diagnosticadas com sarampo no Tocantins, diz SES
Tocantins

Mais quatro pessoas não vacinadas são diagnosticadas com sarampo no Tocantins, diz SES

julho 23, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Técnicos fazem trabalho em campo após casos confirmados de sarampo em Campos Lindos, região nordeste do Tocantins
Secretaria Estadual de Saúde/Divulgação
Foram confirmados mais quatro casos de sarampo em Campos Lindos, região nordeste do Tocantins. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os pacientes não estavam vacinados e tiveram contato com as outras duas pessoas que foram diagnosticadas com a doença na cidade. Os seis pacientes estão em cuidados domiciliares.
Os casos foram registrados nesta terça-feira (22), após a confirmação das amostras analisadas pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado do Tocantins (Lacen-TO). Conforme a SES, os quatro novos pacientes apresentaram sintomas comuns da doença (veja quais são abaixo).
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Os pacientes são uma estudante de 15 anos, uma trabalhadora doméstica de 24 anos, um estudante de 21 anos e um mecânico de 27.
Segundo o Estado, mais dois profissionais de vigilância em saúde foram enviados ao município, totalizando uma equipe de 10 técnicos que realizam os trabalhos de campo. Profissionais do Ministério da Saúde também estão na cidade para ajudar com orientações sobre isolamento e vacinação.
Os dois primeiros casos na cidade foram registrados na segunda-feira (21). O primeiro foi uma menina de 4 anos, que não estava vacinada e teve contato com pessoas que viajaram por 30 dias para a Bolívia, onde foram confirmados 60 casos de sarampo em 2025. Já o segundo caso foi em uma mulher de 29 anos, profissional de saúde, que também não estava vacinada.
LEIA TAMBÉM
Tocantins registra dois casos de sarampo em profissional de saúde e criança de 4 anos não vacinadas, diz secretaria
UFNT oferta seis vagas para professores substitutos com salários de até R$ 8 mil; veja como concorrer
Quais os sintomas da doença?
Os sintomas da doença são dores no corpo e febre alta, exantema maculopapular (manchas avermelhadas), tosse, coriza e conjuntivite. Também podem ocorrer complicações como pneumonia, encefalite e óbito.
Após a contaminação, o paciente tem de sete a 14 dias de período de incubação e a transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o aparecimento dos sintomas. Segundo a SES, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente transmissível por via aérea, ou seja, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar
Infografia: Karina Almeida/G1
Como prevenir o sarampo?
A doença não tem um tratamento específico e os medicamentos usados são para diminuir o desconforto dos sintomas. A prevenção ao sarampo é feita por meio da vacinação, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade têm indicação para serem vacinadas.
O SUS oferece os imunizantes para tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
A população também pode tomar outras medidas de prevenção como limpeza regular dos ambientes, isolamento domiciliar para a pessoa que estiver com suspeita no período de transmissão, distanciamento social em locais de atendimento de pessoas com suspeita da doença, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, usar lenços descartáveis e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel.
Força-tarefa reforça vacinação contra o sarampo após casos confirmados em Campos Lindos
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Chef inova com sabores do cerrado e massas em formatos de arara, capivara e mapa do Tocantins

maio 3, 20260 Visitas

Coração generoso e avô presente: quem era o empresário que morreu após cair em represa durante pescaria

maio 3, 20260 Visitas

‘Cada dia mais aflito’, desabafa pai de taxista que desapareceu após sair para tomar banho em balneário no TO

maio 3, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025518 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025389 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024282 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026130 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.